sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Comemoração Dia do Estudante

Oração do Estudante
Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente.
Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você.
Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar.
Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil.
A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV .
Eu sei que preparo hoje o meu amanhã.
Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante.
Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia.
Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores.
Amém.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Oficina de Leitura: leitura e pipoca

Projeto: Oficinas Pedagógicas
Turma: 5º Ano

A oficina de leitura consiste em incentivar os alunos no prazer da leitura. No primeiro momento os alunos escolheram livros e acompanharam a narração das histórias através de CDs. Num segundo momento todos escolheram livros de seu agrado e em seguida leram os textos escolhidos com o uso do microfone.
As atividades foram regadas a pipocas, salgadinhos, tererê trazidos pelos alunos, levando ao pé da letra quando se diz que a leitura deve acontecer de maneira prazeirosa. Neste caso, a Oficina da Leitura com sabor.
Os alunos foram indagados a respeito da atividade a qual foi amplamente aprovada, e bem aproveitada, pois em alguns momentos a disputa pelo microfone era polêmica, então sugeri que fossem lidos textos menores para que mais vezes pudessem fazer o uso do mesmo e ler.
Profª: Liciane

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Projeto Sala de Professor


O Projeto Sala de Professor tem como eixo fundamental, para a formação de professores, o desenvolvimento da capacidade de refletir sobre e a prática docente, com o objetivo de aprender a interpretar e compreender a realidade social e a docência de modo a contribuir nas intervenções necessárias ao fazer pedagógico para superar os desafios apresentados no diagnóstico da realidade escolar.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Projeto "Construir através da leitura"


Contar histórias é a mais antiga das artes, sendo uma fonte maravilhosa para ampliar o horizonte da criança e para aumentar o seu conhecimento de mundo. Cada vez que a criança ouve histórias de faz-de-conta, dá vazão às próprias emoções e pode ensaiar diversos papéis. A linguagem simbólica, não verbal dos “Contos de fadas”, comunica-se diretamente com o imaginário da criança, fazendo-a perceber que os problemas existem, mas que eles devem ser enfrentados e podem ser sempre solucionados.
O projeto é um incentivo à leitura, destinado a alunos do Ensino Fundamental da escola. Ele atende alunos do I ciclo 1ª, 2ª e 3ª fases e do II ciclo , 1ª e 2ª fases, ele é coordenado pela professora Eulália, juntamente com os professores regentes de cada turma.

Curso de Libras


Por meio das relações e comunicações com o outro a personalidade gradativamente vai sendo construída e exerce grande influência na formação pessoal e social do ser humano e na educação para a cidadania. Essa interação com o meio facilita a socialização e a inclusão entre alunos surdos e ouvintes.
Objetivando que todos os alunos sejam reconhecidos e aceitos no âmbito escolar, é que a professora intérprete Maria Leila Paloschi, juntamente com a aluna Bruna Paloschi Gabriel introduziram o Curso de LIBRAS na escola e encerraram o primeiro módulo, dando continuidade ao segundo módulo nesse semestre.

Hora Cívica

O homem cívico é aquele que, consciente e voluntariamente cumpre seus deveres e zela pela integridade de seus direitos. Para tanto, faz-se necessário promover entre os educandos situações que favorecem atitudes de cooperação, participação, responsabilidade e companheirismo, levando-os ao pleno desenvolvimento da cidadania. A hora cívica é um momento de reflexão e participação oportunizando a todos expressar idéias, sentimentos, adotando atitudes que visam resgatar valores como o respeito e a tolerância.
O projeto Hora Cívica vem atender a lei nº 9.397 de 23 de junho de 2010, que torna obrigatório a execução do Hino Nacional e do Hino de Mato Grosso em todas as escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio no âmbito do estado de Mato Grosso.

Projeto Xadrez


O Projeto xadrez visa ensinar aos alunos do Ensino Fundamental e Médio o jogo de xadrez, priorizando a aprendizagem do movimento das peças e regras inerentes, estimulando as capacidades individuais e coletivas de forma que interagindo com outros temas pedagógicos proporcionem recursos de conhecimento.
Este projeto é desenvolvido pelas professoras Mônica Benedita Cabral, Mirian Cristiane Misiak e Marcilene Souza Heiner, sob a orientação da professora Eulália Justen, que este ano está atuando como coordenadora de projetos pedagógicos da escola, e com o apoio do CEFAPRO, através do professor formador Weder Camillo de Souza.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Movimento Todos por uma Educação Nota 10


A nossa escola esteve no dia 11 de agosto em mobilização por uma Educação nota 10. A comunidade escolar foi convidada a participar do evento e discutir sobre uma Educação de Qualidade Social.
Analisamos nossos índices do IDEB e aproveitamos a oportunidade para elucidar à comunidade como se calcula esse índice e quais as estratégias que utilizamos para conseguir elevar nossos índices das séries iniciais e finais do ensino fundamental.
Agradecemos a participação da comunidade e esperamos contar com a ajuda de todos para continuar construindo uma educação de qualidade na nossa escola.

Projeto Conhecendo e Escrevendo a Própria História - Prof Enos e Profª Edenira



O Projeto "Conhecendo e Escrevendo a Própria História", é uma proposta de trabalho interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia.
O projeto está sendo desenvolvido com a turma do III Ciclo - 1ª Fase (7º Ano) com o objetivo de aprofundar o conhecimento da própria história e a compreensão de que o ser humano é um ser historicamente constituído através das interações sociais. Visa também desenvolver algumas habilidades de leitura e escrita, através do desenvolvimento de um "Memorial Descritivo".