segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Visita na Aldeia Tatuí


Neste sábado dia 11 de setembro, alunos da EE José Alves Bezerra que freqüentam as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), grupo Gaia e alguns profissionais da educação realizaram uma visita a aldeia Tatuí, onde vivem os índios do povo Kaiabi. A visita teve por objetivo maior conhecer um pouco mais dos costumes e da cultura do povo indígena. No dia da visita os índios estavam numa comemoração com a presença das demais aldeias vizinhas, que por vários anos seguidos fazem estes encontros como forma de intercâmbios entre as tribos, nos proporcionando a apreciação das atividades por eles realizadas. Numa entrevista com o cacique nos foi apresentado o Pagé da tribo e o Líder. Muito receptivos e na sua simplicidade nos foi contado um pouco da história, rotina, lazer e da organização da aldeia.

Segundo o Cacique a aldeia tem a área de 115 mil hectares onde vivem um total de cinco aldeias de três etnias diferentes. A aldeia Tatuí possui uma escola estadual que oferece até o 9º ano do ensino fundamental, onde os alunos aprendem a Língua nativa. (Tupy Guaraní). Na aldeia recebem toda assistência no que se refere à saúde bem como dentista. Fomos prestigiados com apresentações culturais da tribo e retribuímos com apresentações dos nossos alunos, mostrando um pouco da cultura do povo branco. A renda e sobrevivência das famílias é de pequenas plantações, artesanato e recebem também ajuda da FUNAI, através de projetos.

Foi uma experiência gratificante e transcorreu de forma positiva, ampliamos nosso conhecimento e respeito aos índios, que na sua simplicidade, vivem em paz, harmonia com as outras tribos e com a natureza.

Na oportunidade retribuímos o convite para vir conhecer nosso município, nossa escola e estendemos também o convite para a Semana Cultural que no dia 08 estará realizando as apresentações culturais, para dividirem com toda comunidade um pouco da sua cultura através das danças.

A escola José Alves Bezerra aproveita a oportunidade para agradecer a Prefeitura Municipal pelo apoio que nos deu ao ceder o transporte até a aldeia, pois sem esse apoio o intercâmbio cultural não se realizaria.

Adoraci Maria Schneider Diehl

Um comentário:

  1. Parabenizo a escola pelo trabalho diversificado de temas e metodologias e pela disposição em divulgar os resultados.

    ResponderExcluir