sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Projeto Alimentação Saudável




Projeto desenvolvido com o III Ciclo 2ª Fase do período vespertino, envolvendo as disciplinas de Matemática e Ciências, com o objetivo de abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável. Projeto envolvendo estudos sobre o assunto, visita ao hospital para pesagem e medição dos alunos, para o cálculo do IMC (índice de massa corporal), pintura da sala de aula para confecção da pirâmide alimentar e outras atividades, com apresentação voltada para a comunidade na semana cultural – dia 07/09/2010. 
A alimentação é a base da vida e dela depende o estado de saúde do ser humano. O desconhecimento dos princípios nutritivos dos alimentos, bem como o seu não aproveitamento, ocasiona o desperdício de toneladas de recursos alimentares. Por isso, a importância da abordagem do tema, com o intuito de incentivar os bons hábitos alimentares e salientar que uma boa alimentação não necessita ser cara. 
Profª Adriéli

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia da Árvore - Grupo Gaia




DIA DA ÁRVORE

No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore, e a escolha da data originou-se em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.

Atividades da Sala de Professor

Os jogos educativos tanto computacionais como outros são, com certeza, recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades se bem elaborados e explorados. Segundo Orso (1999) "a criança precisa ser alguém que age, convivendo sadiamente com as regras do jogo da vida. Saber ganhar e perder deveria acompanhar a todos sempre". Através de jogos se desenvolvem muitas habilidades e conhecimentos e ainda, aprender de forma lúdica é muito mais prazeroso e encantador. Por serem conscientes da importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem,  os professores da escola estadual José Alves Bezerra desenvolveram na Sala de Professor jogos educativos para serem utilizados em sala de aula. 

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Visita ao DAE



Os alunos do II ciclo 3ª Fase do período vespertino junto com o professor Lair C. Heinen visitaram no dia 14/09/2010 o DAE - Departamento de Água e Esgoto de Porto dos Gaúchos com o objetivo de conhecer na prática os processos de tratamento da água destinada as residências.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Lixão


Lixão é disposiçao final do lixo sem qualquer tratamento.É o meio que mais causa danos ao homem e ao meio ambiente e é o mais usado no Brasil! Mais de 90% do lixo em todo o país é jogados ao ar livre. Essa lixarada toda traz vários problemas. Primeiro, junta bichos que podem causar doenças e até epidemias, como ratos, baratas, moscas e mosquitos. Depois, causa um cheiro absolutamente nojento, que maltrata tanto a população quanto o turismo, se for uma cidade que vive disso.Muito grave também é o fato de que a decomposição do lixo gera o chorume, um líquido que contamina o solo, o ar e os recursos naturais de água. Ou seja, as populações próximas aos lixões podem estar bebendo e usando água contaminada, sem saber!Como os lixões não são controlados nem medidos por ninguém, qualquer pessoa ou empresa que não raciocina muito bem pode jogar ali resíduos perigosos, como lixo hospitalar, produtos radioativos ou muito tóxicos, que deveriam ter um tratamento especial.O lixão a céu aberto também atrai catadores de lixo (adultos e crianças que se contaminam com doenças variadas!) e animais domésticos, que comem aqueles restos.
Sendo assim, os alunos do ensino médio da Escola José Alves Bezerra fizeram uma pesquisa sobre esse tema, visando levantar dados e elaborar um artigo de opinião para a o concurso Olimpíadas de Língua Portuguesa.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Visita na Aldeia Tatuí


Neste sábado dia 11 de setembro, alunos da EE José Alves Bezerra que freqüentam as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), grupo Gaia e alguns profissionais da educação realizaram uma visita a aldeia Tatuí, onde vivem os índios do povo Kaiabi. A visita teve por objetivo maior conhecer um pouco mais dos costumes e da cultura do povo indígena. No dia da visita os índios estavam numa comemoração com a presença das demais aldeias vizinhas, que por vários anos seguidos fazem estes encontros como forma de intercâmbios entre as tribos, nos proporcionando a apreciação das atividades por eles realizadas. Numa entrevista com o cacique nos foi apresentado o Pagé da tribo e o Líder. Muito receptivos e na sua simplicidade nos foi contado um pouco da história, rotina, lazer e da organização da aldeia.

Segundo o Cacique a aldeia tem a área de 115 mil hectares onde vivem um total de cinco aldeias de três etnias diferentes. A aldeia Tatuí possui uma escola estadual que oferece até o 9º ano do ensino fundamental, onde os alunos aprendem a Língua nativa. (Tupy Guaraní). Na aldeia recebem toda assistência no que se refere à saúde bem como dentista. Fomos prestigiados com apresentações culturais da tribo e retribuímos com apresentações dos nossos alunos, mostrando um pouco da cultura do povo branco. A renda e sobrevivência das famílias é de pequenas plantações, artesanato e recebem também ajuda da FUNAI, através de projetos.

Foi uma experiência gratificante e transcorreu de forma positiva, ampliamos nosso conhecimento e respeito aos índios, que na sua simplicidade, vivem em paz, harmonia com as outras tribos e com a natureza.

Na oportunidade retribuímos o convite para vir conhecer nosso município, nossa escola e estendemos também o convite para a Semana Cultural que no dia 08 estará realizando as apresentações culturais, para dividirem com toda comunidade um pouco da sua cultura através das danças.

A escola José Alves Bezerra aproveita a oportunidade para agradecer a Prefeitura Municipal pelo apoio que nos deu ao ceder o transporte até a aldeia, pois sem esse apoio o intercâmbio cultural não se realizaria.

Adoraci Maria Schneider Diehl